Compreenda a Psicoterapia
- Yolanda Minguez de Juan
- 30 de jun. de 2014
- 2 min de leitura

Hoje gostaria falar sobre o processo psicoterapêutico, para muitos ainda é um mistério como funciona a psicoterapia e teme pelo que vai encontrar ali, pelo que prefere, ainda que em sofrimento consultar outros profissionais ou amigos.
A psicoterapia oferece para a pessoa um espaço único e particular de compreensão do mundo e dele mesmo, onde é convidado a se colocar livremente, pode questionar, julgar, duvidar, desconfiar à vontade. É um lugar, no qual se facilita a expressão daquilo que inquieta o ser humano no seu particular. Este espaço dificilmente irá ser igual a qualquer outro já que o psicólogo é treinado e é especialista no seu papel como facilitador. A figura do psicólogo não é do amigo, nem irmão, nem colega de trabalho, nem religioso, nem médico. O psicólogo é o profissional que auxilia a pessoa, mediante o processo psicoterapêutico, ao reencontro com sua saúde mental e física.
Na psicoterapia, a pessoa tem que se sentir confortável, confiável e segura para um bom andamento no processo, assim, é de extrema importância que haja qualidade no vínculo entre paciente e psicólogo. Desde o primeiro encontro, esse sentimento tem de estar presente e esse ambiente é promovido principalmente pelo profissional. O profissional deve tratar seu paciente com respeito, compreensão e cuidado psicológico, os juízos de valor devem se conservar excluídos deste espaço, para isso, o exercício de aproximação diante dos fenômenos deve ser algo em constante prática por parte do profissional a fim de compreender melhor as questões trazidas pelo seu paciente.

Para quem nunca pisou num consultório psicológico, deve ser difícil entender como é que uma pessoa pode ajudar a outra apenas falando, muitos até cogitam numa ideia ingênua; que o psicólogo deve está lá para lhe dizer o que deve fazer e como fazer, mas o que poucos sabem é que esse saber não está nas mãos do psicólogo, a verdade de cada um está em nós mesmos, a função do psicólogo clínico envolve auxiliar a pessoa encontrar essa verdade particular para que o paciente se aproprie dela, para depois com seus próprios pés trilhar o seu caminho.

O psicólogo clínico com seu papel de reabilitador de pessoas estende sua mão a aquele que procura por sua promoção de saúde.
Sente que precisa de ajuda?, não tema e procure por um psicólogo clínico.
Artigo de:
Yolanda Minguez de Juan
Psicóloga Clínica
CRP:06/111200
Comentários