Materiais Essenciais para Psicoterapia Infantil
- Yolanda Minguez de Juan
- 2 de jul. de 2013
- 1 min de leitura
A Psicoterapia Infantil requer uma série de ferramentas que ajudem no processo de elaboração da criança. A lista de materiais utilizados é bem
ampla , geralmente opte por materiais lúdicos que podem ir desde um simples papel de sulfite e lápis de cor até outros mais sofisticados. A seguir falarei dos materiais que costumo utilizar e não abro mão.
Terapêutico:
Em primeiro lugar, os bonecos compondo a família, (Avó, Avô, mãe, pai, Menino, Menina, Bebê e bichinho de estimação, etc…) Você pode compra-los já prontos ou confeccioná-los, (para quem tenha habilidades de costura) Dica: quanto mais básicos e sem muito detalhe melhor, a criança ira focar nos personagens pelo que representam e não se um dos bonequinhos por exemplo vem com skate (porque pode ou não se identificar com ele) ou qualquer outro adereço e assim não perder a intencionalidade como ferramenta projetiva.
Materiais para manualidades:
Folhas de sulfite e/ou cartolina (branco ou colorida), lápis de cor, tinta guache, aquarelas, pinceis, massinha de modelar, massinha biscuit, tesouras (de criança), cola, revista para recortes, adesivos, carimbos etc..
Jogos:
Escolha jogos básicos que toda criança conheça ou seja fáceis de aprender, de preferência para 2 jogadores. Jogo de Damas, Baralho (UNO), jogo do mico, jogo do Ludo, jogo da Memória, jogo da velha, etc…
Brinquedos lúdicos:
Letras do abecedário, Contos de infantis (os clássicos), kit médico, kit cozinha, carrinhos, animais selvagens e domésticos, pistola, espada, entre outros…
Especiais:
Também existem formas para encomendar e confeccionar algumas brincadeiras que você ache mais interessantes, por exemplo:
Avental contador de histórias, ou Tapete. Também pode ser que surja a necessidade de outras ferramentas que não existem no mercado que você pode encomendar fazer de maneira personalizada por isso é bom ter sempre à mão um contato de alguma costureira de confiança de brinquedos feitos a mão. A seguir mostrarei meu avental com a historinha dos três porquinhos, quem quiser o contato da Marina, minha artecostureira fique a vontade para solicitar.

Comments